29/04/2009

"VIDA E SAÚDE" está na faixa dos 40/50 anos!dicas

Ingredientes que, retardam o envelhecimento, aceleram o metabolismo e amenizam os efeitos das mudanças hormonais que estão para se instalar.Está com muita fome e louca para atacar vários pães de queijo? Pois trate de enganar o estômago consumindo alimentos pouco calóricos e que satisfazem por bastante tempo, como melancia e verduras com talos, como agrião, rúcula e salsão.Cálcio: a casca do ovo. Ela é riquíssima em cálcio e (acredite!) pode ser aproveitada nas refeições: basta apenas uma pitadinha no feijão. “ Antes, porém, esterilize a casca em água e vinagre por dez minutos, ferva por 20, seque ao sol, triture no liquidificador e peneire”, diz a pesquisadora Jocelem Salgado.Perder peso: ingerir diariamente meia xícara de chá de framboesa e duas fatias de abacaxi. A primeira fruta acelera o metabolismo, enquanto a segunda supre 43% da necessidade diária de cromo, mineral que ajuda a controlar o apetite.Flacidez: , É interessante rechear o cardápio diário com proteínas magras, como peito de peru e de frango, chester, peixe e iogurte desnatado.Glicemia: Graças à grande quantidade de fibras, a farinha de linhaça dourada é apontada como ingrediente-chave para o controle da glicemia, segundo a pesquisadora Jocelem Salgado. Como não tem sabor marcante, pode ser salpicada sobre a comida ou misturada a sopas e sucos.Pesquisadores dos Estados Unidos, recomendam às mulheres consumir dez porções por dia de hortaliças, frutas e legumes. Eles possuem fitoquímicos, que reduzem o risco de câncer de mama.Azeite de oliva extravirgem: a recomendação diária para proteger o coração e as artérias aumentou de 1 para 2 colheres (sopa) por dia.Broto de alfafa: trata-se de uma das principais fontes de clorofila, pigmento que confere a cor verde aos vegetais e reúne mais de 100 nutrientes. “A combinação revigora, fortalece os músculos e combate a anemia”.
Chá verde antioxidante: prepare um milk-shake de chá. Deixe 2 sachês em 3 xícaras de água fria por 15 minutos e bata no liquidificador com 1 pote de iogurte natural desnatado, gelo e adoçante.Amenize a vontade de comer doces: bata no liquidificador 1 copo de água, 1/2 pera e gotas de limão. Beba em jejum e espere meia hora para tomar o café-da-manhã.A banana também ajuda a fazer o intestino funcionar como um relógio. Basta misturá-la com iogurte desnatado. “O derivado do leite contém probióticos, bactérias que estimulam o trânsito intestinal, enquanto a fruta traz prebióticos, que servem de alimento para os probióticos se manterem vivos e ativos”, diz Jill Fullerton-Smith.Três bons motivos para comer alcachofra: 1) a flor reduz os níveis de colesterol; 2) mantém a pressão arterial sob controle; 3) tem ação diurética, ajudando a combater o inchaço e a eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Alimentos funcionais aos 40 anosAnote esta: 1 xícara de brócolis cozidos oferece 10% da dose recomendada por dia de ferro, fibras e vitamina C.O licopeno aumenta a resistência da pele à radiação ultravioleta. Um jeito delicioso e rápido de fazer isso é picar o tomate com casca e tudo e distribuí-lo sobre uma fatia de pão. Regue com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido por cinco minutos. Salpique com manjericão e sirva-se.Equilibrar os hormônios: no liquidificador bata 1/2 copo de água, 1 laranja, 4 morangos e 1/2 kiwi. “O suco traz ferro, magnésio e vitaminas A, B e C e deve ser ingerido 40 minutos antes do café-da-manhã para potencializar a ação dos nutrientes”.
ALIMENTOS QUE PODEM SALVAR A SUA VIDA (EDITORA LAROUSSE). Estudos mostram que o consumo de uma cenoura crua ou cozida por dia pode reduzir em até 50% o risco de incidência de câncer na bexiga, laringe e pulmão.Usar arroz preto no lugar do branco só traz vantagens: ele contém 20% mais proteína, 30% mais fibra e é rico em substâncias que previnem a hipertensão e o diabetes, além de beneficiar o funcionamento dos rins. É melhor do que o integral.
Dicas Para quem chegou aos 50 anos
Palpitação, sudorese, tontura e até aumento de peso podem ser sinais de que a menopausa está chegando. Para amenizar os sintomas, invista quanto antes nas isoflavonas (encontradas na soja, para quem não tem problemas com a tireóide) ) e nas lignanas (presentes na linhaça). Essas substâncias fazem o papel do estrógeno, que começa a ficar escasso nesta fase da vida.Dá-lhe espinafre. A hortaliça contém luteína, pigmento que previne uma doença bastante comum na maturidade, a degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), que prejudica a visão. O nutriente é melhor absorvido na presença de gordura do bem, como o azeite.Ótima notícia para quem não sabe viver sem chocolate: “Comer um quadradinho de 30 gramas da versão amarga, com pelo menos 60% de cacau na composição, ajuda a reduzir o apetite e melhora o metabolismo”.Não faltam bons motivos para temperar a salada com limão: o sabor cítrico deixa o prato apetitoso; ao ralar a casca da fruta e salpicá-la sobre as folhas, além de uma entrada inusitada, você ganha um potente antioxidante; a acidez interfere no esvaziamento gástrico e prolonga a saciedade.Para melhorar a libido, vá de maçã, goiaba, melão, amendoim e pimenta-vermelha. Por conterem vitamina C e boro, estimulam a formação dos hormônios femininos.Tomar diariamente 3 xícaras de chá de alecrim com fucus, chá verde e anis-estrelado ou hortelã ajuda a queimar gordura localizada e estimular o sistema linfático. Você só precisa misturar 1 xícara de água fervente com 1 colher (sobremesa) rasa desse mix de ervas. Coe após dez minutos. Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriram que é possível aumentar a expectativa de vida em até 12 anos. A fórmula é bem simples: basta comer diariamente verduras em abundância, de duas a três porções de frutas e se exercitar regularmente.
Perder peso auxilia no controle da pressão arterial. A redução de 3 a 5 quilos faz uma baita diferença. Outra possibilidade é reforçar a dose de potássio na alimentação. Esse poderoso nutriente pode ser encontrado no espinafre, nos brócolis, na linhaça, na banana, no abacate e na abóbora. Na próxima vez que for fazer macarrão, escorra a massa e leve-a para gelar por 20 minutos. O choque térmico vai reduzir o índice glicêmico, fazendo com que seja absorvido pelo organismo mais lentamente, diz a endocrinologista Karla Saggioro, autora do livro EMAGRECER! SOLUÇÕES PRÁTICAS (EDITORA FUNDAMENTO). Em outras palavras, você vai estocar menos gordura e sentir menos fome.Guarde bem esta notícia: as leguminosas, como soja, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha e fava, possuem alta concentração de fenilalanina, aminoácido que favorece o cérebro. Ele é responsável por estimular a síntese do neurotransmissor noradrenalina, que, em baixa concentração, aumenta em seis vezes o risco de a pessoa sofrer perda de memória, alerta a nutróloga Keila Rachel. ERVAS QUE FAZEM BEMNesta faixa etária, o cardápio que tem melhor aceitação é o que vem recheado com alimentos naturais e muitas ervas e molhos para temperar. A explicação está no seu paladar, que ficou mais apurado e exigente e já não se satisfaz com fast-food. O momento é perfeito para abusar de verduras e legumes crus ou cozidos no vapor, temperados com gengibre em pó, canela, gergelim, orégano, cravo, louro ou hortelã. Faça a ingestão diária de 2 xícaras de chá de ervas, no mínimo, para equilibrar o metabolismo. Vale misturar cidreira, salsaparrilha, casca de abacaxi ou de laranja, cavalinha e erva-doce. É fácil de preparar: para cada litro de água, adicione 1 colher (sobremesa) de cada uma das ervas, leve para ferver por cinco minutos, abafe por mais dez, coe e beba ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário